Abrindo arquivos com outros aplicativos
Quando você dá clique duplo (ou clique no botão do meio) em um arquivo no gerenciador de arquivos, ele será aberto com o aplicativo padrão para aquele tipo de arquivo. Você pode abri-lo em um programa diferente, pesquisar aplicativos na Internet ou configurar o aplicativo padrão para todos arquivos do mesmo tipo.
Para abrir um arquivo com um aplicativo que não seja o padrão, clique com o botão direito no arquivo e selecione o aplicativo desejado na parte superior do menu. Se você não vir o aplicativo desejado, selecione Abrir com outro aplicativo. Por padrão, o gerenciador de arquivos só mostra aplicativos que ele sabe que conseguem lidar com o arquivo. Para olhar todos os aplicativos no seu computador, clique em Mostrar outros aplicativos.
Se você ainda não encontrar o aplicativo que deseja, você pode buscar por mais deles clicando em Localizar novos aplicativos. O gerenciador de arquivos irá buscar na Internet pacotes contendo aplicativos que sejam conhecidos por manipularem arquivos desse tipo.
Alterar o aplicativo padrão
Você pode alterar o aplicativo padrão que é usado para abrir arquivos de um certo tipo. Isso lhe permitirá abrir seu programa favorito quando der um clique duplo para abrir um arquivo. Por exemplo, você pode querer que seu reprodutor de música favorito abra quando der um clique duplo em um arquivo MP3.
Selecione um arquivo de tipo referente ao aplicativo padrão que deseja alterar. Por exemplo, para alterar qual aplicativo é usado para abrir arquivos MP3, selecione um arquivo .mp3.
Clique com o botão direito no arquivo e selecione Propriedades.
Selecione a aba Abrir com.
-
Selecione o arquivo que deseja e clique em Definir como padrão.
Se Outros aplicativos contiver um aplicativo que você quer usar às vezes, mas não quer torná-lo o padrão, selecione esse aplicativo e clique em Adicionar. Isso fará com que ele seja adicionado aos Aplicativos recomendados. Você então será capaz de usá-lo pelo clique com botão direito no arquivo e selecionando-o na lista.
Isso altera o aplicativo padrão não apenas para o arquivo selecionado, mas para todos aqueles que sejam do mesmo tipo.